Lorem 2

##########

Lorem 1

######

Qual a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?

Existe diferença entre marketing político e marketing eleitoral? Tem como fazer um bom marketing eleitoral e um marketing político ruim? Veja uma breve explicação para essas perguntas:

diferença marketing político e marketing eleitoral
Foto original: Orlando Britto (2012)
 
Marketing Político é comunicar o que se faz durante um mandato. A principal estratégia usada é o branding, ou seja, a percepção de valor que o candidato tem na cabeça do eleitor a longo prazo. Nele é feito todo o trabalho de divulgação do trabalho e dos esforços feitos pelo político.

Já o Marketing Eleitoral é conversão a curto prazo, ou seja, é um processo de vendas, afinal, a eleição é uma venda. Durante o processo eleitoral um candidato não é só um candidato, mas sim um produto. Cabe ao pessoal do marketing colocar o produto do jeito mais atrativo na prateleira para que ele seja o mais vendido.


O Tiririca é um exemplo interessante, pois fez uma excelente campanha (marketing eleitoral), onde gastou incríveis 76% de sua verba de campanha apenas com marketing e foi eleito como o segundo Deputado Federal mais bem votado da história do Brasil (2010), ficando atrás apenas do Dr. Enéas Carneiro (2002), recorde quebrado por Eduardo Bolsonaro (2018) que foi eleito com 1,8 milhão de votos. Contudo, o Tiririca errou nas estratégias de mandato (marketing político) e na última eleição teve menos de 67% dos votos em relação ao primeiro mandato.

No geral, o primeiro mandato tem um foco maior no marketing eleitoral, mas a partir daí é importante se preocupar com o relacionamento com os eleitores e até com os opositores. Pensando nisso e resumindo, o Marketing Político é um namoro e o Marketing Eleitoral é aquele(a) ficante. Enquanto para um o objetivo é o relacionamento, para outro é apenas um breve momento de conquista.

Aqui na OSW MARKETING temos os melhores especialistas nas duas áreas, então caso queira bater um papo sobre isso, fale conosco.

Nenhum comentário:
Escrever comentários

Gostou das nossas publicações?
Receba gratuitamente por e-mail!