Lorem 2

##########

Lorem 1

######

Comunicação vertical ascendente para vereadores e prefeitos

Durante as eleições municipais é comum ver candidatos se comunicando diretamente com o eleitorado, inclusive através das mídias sociais. Contudo, a tendência na comunicação política brasileira é que haja uma mudança na maneira que se comunica o já político eleito, seja vereador ou prefeito.


Manter uma comunicação vertical ascendente pode ser um braço forte para a imagem do político. Mas afinal, o que é “comunicação vertical ascendente”?


Comunicação vertical ascendente na política

Na comunicação política é de suma importância levar em consideração a personalidade e personal branding de cada político. No Brasil, é muito comum a comunicação verticalizada seja numa empresa ou órgão público. Entretanto, existem dois níveis possíveis:


Comunicação Descendente: a comunicação parte dos níveis superiores para os inferiores, e pode se dar através de instruções, regras internas, comunicados etc. É o padrão mais comum no Brasil no âmbito público ou privado.


Comunicação Ascendente: a mensagem parte dos níveis inferiores para os superiores. Sendo assim, a população tem acesso direto para expressar algo diretamente ao político via algum meio pré-definido, podendo ser site, mídias sociais, aplicativo ou até por meios tradicionais, como cartas e e-mail.


Quais os benefícios?

  1. O candidato tem acesso direto às demandas da população, diminuindo o trabalho de campo em descobrir os problemas locais;

  2. Num período pandêmico é razoável que diminua a circulação humana e ter meios digitais para comunicação possibilita isso. Vide como era as interações antes do WhatsApp. Atualmente muito se fala via mensageiro virtual.

  3. A imagem do candidato fica melhor,, podendo ser visto como um político que preza pelo contato com a população e colaboração. 

Exemplo

A Câmara dos Deputados tem em seu site uma seção denominada “Banco de Ideias”. Após login, o cidadão poderá dar ideias, sugestões ou críticas para os deputados. As ideias são publicadas para consulta e aproveitamento pelos parlamentares e entidades da sociedade civil.


Isso é algo facilmente aplicável, tanto pela Câmara Municipal, site/app da Prefeitura quanto num site do político em si. 


Jabá

Aqui na Agência OSW temos um projeto inédito neste padrão e 100% aplicável. Podemos conversar sobre o tema e personalizar de acordo com a demanda local. Consultoria também é aplicável.


Vencer na política não é apenas na eleição, mas é vencer todo dia. (Tiago Carossi)


Nenhum comentário:
Escrever comentários

Gostou das nossas publicações?
Receba gratuitamente por e-mail!